Psicanálise de Transtornos Alimentares

Primavera Editorial apresenta o livro Psicanálise de Transtornos Alimentares

Em comemoração aos 10 anos da Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN), a Primavera Editorial apresenta o livro Psicanálise de Transtornos Alimentares, no dia 10 de novembro, a partir das 18h30, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena). Organizado por Ana Paula Gonzaga e Cybelle Weinberg, coordenadoras do CEPPAN, a obra integra o selo PSI e reúne artigos de 17 especialistas em patologias alimentares.

São Paulo, 3 de novembro de 2010 – Ao longo da última década, a Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN) vem conduzindo o atendimento clínico e o estudo sistemático das patologias alimentares por acreditar que é necessário definir um referencial teórico-clínico capaz de oferecer um alicerce à prática da Psicanálise nos Transtornos Alimentares. Para celebrar os 10 anos da organização – surgida no final da década de 1990 como um grupo de estudos do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae – as coordenadoras da CEPPAN, Ana Paula Gonzaga e Cybelle Weinberg, lançam uma obra composta por artigos com visões complementares sobre o tema, assinados por 17 especialistas. Psicanálise de Transtornos Alimentares, publicado pela Primavera Editorial (Selo PSI), contará com sessão de autógrafos em 10 de novembro, a partir das 18h30, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena).

Psicanálise de Transtornos Alimentares – um compêndio de artigos de Alicia Cobelo, Aline Camargo Gurfinkel, Camila Peixoto Farias, Éric Bidaud, Fernanda Kalil, Gabriela Malzyner, Jaqueline Pinto Cardoso, Manoel Berlink, Maria Helena Fernandes, Marina Fibe De Cicco, Marina Ribeiro, Marina Ramalho Miranda, Marta Rezende Cardoso, Talita Nacif e Thaís Fonseca de Andrade – traz importantes reflexões que resultam do exercício clínico da psicanálise e do estudo sistematizado para compreender o funcionamento metapsicológico de pacientes com anorexia e bulimia nervosas. A obra, que reúne artigos dos mais renomados especialistas em transtornos alimentares, representa a união de esforços de especialistas nacionais e estrangeiros em torno da missão de disseminar informações sobre patologias alimentares cuja prevenção e tratamento demandam uma nova abordagem interdisciplinar.

No prefácio, as organizadoras Paula Gonzaga e Cybelle Weinberg, coordenadoras da Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia e autoras de artigos publicados na obra, destacam: (…) “Seguindo o nosso compromisso com a clínica e com a pesquisa, reunimos neste livro psicanalistas que compartilham esses ideais. Contamos, assim, com a colaboração tanto de autores membros da CEPPAN – que têm nos acompanhado ao longo destes anos –, como com autores convidados, que têm contribuído para a compreensão e sustentação da psicanálise no campo dos Transtornos Alimentares. Os artigos contemplam construções metapsicológicas e teórico-clínicas, preocupações atuais como o aumento da procura por tratamento por homens, os desafios da técnica, a posição do analista nos casos de difícil acesso e manejo, as questões transferenciais e contratransferenciais que, acreditamos, oferecerão referências àqueles que como nós se dedicam ao estudo dos Transtornos Alimentares, portanto, consolidando o método psicanalítico como abordagem de tratamento para essas patologias.”

Psicanálise de Transtornos Alimentares é o terceiro livro a ser lançado pelo selo PSI, da Primavera Editorial, que é destinado a publicações técnicas com foco nas áreas de Psicologia, Psicanálise e estudos associados.

Transtornos alimentares no Brasil

Os transtornos alimentares são patologias graves que demandam políticas de saúde – que contemplem a especificidade da doença – e requerem o tratamento por meio de uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatras, clínicos, psicólogos, nutricionistas e terapeutas familiares. Para se ter uma noção básica da gravidade dos transtornos alimentares, cerca de 1% da população do Brasil e aproximadamente 4% dos jovens com idade entre 12 anos a 20 anos sofrem de algum tipo de transtorno alimentar; porcentagens que equivalem a algo em torno de 1.800.000 pessoas, das quais 1.200.000 são adolescentes. Os quadros típicos desses transtornos são a anorexia nervosa – recusa em manter o peso mínimo para a idade; medo intenso de ganhar peso; distorção da imagem corporal; e amenorreia nas meninas – e a bulimia nervosa, caracterizada pelo ímpeto de comer compulsivamente em um curto espaço de tempo, acompanhado por um sentimento de perda de controle e comportamentos compensatórios de purgação.

Se o número de casos é alarmante em nosso país, em contrapartida são escassos os centros especializados para o tratamento. Mais do que isso, são quase inexistentes os trabalhos preventivos nessa área. É nesse contexto que se insere o trabalho da Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN). Com atuação no tratamento e pesquisas, o CEPPAN integra um grupo de psicanalistas que desenvolve atividades de atendimento direto ou indireto a pacientes com esses transtornos: psicoterapia; supervisão clínica; cursos; grupos de estudos; grupos psicoeducativos para familiares e cuidadores; palestras em escolas e empresas; e consultoria para agências de modelos. A organização promove intervenções que visam o tratamento, prevenção e difusão de informações sobre os transtornos alimentares.

ARTIGOS

Reflexões sobre a clínica dos sangramentos provocados (Éric Bidaud)

Réflexions sur la clinique des saignements provoques (Éric Bidaud)

O corpo recusado na anorexia e o corpo estranho na bulimia (Maria Helena Fernandes)

Depressividade e manejo clínico no tratamento das problemáticas alimentares (Aline Camargo Gurfinkel)

Se esse corpo fosse meu (Ana Paula Gonzaga)

A hiperatividade das aoréxicas: uma defesa maníaca? (Cybelle Weinberg e Manoel Berlink)

Transtornos alimentares e a função do analista na clínica do não representado (Marina Fibe De Cicco)

Incorporação e expulsão do “outro” na bulimia (Marta Rezende Cardoso e Camila Peixoto Farias)

A ilusão simbiótica e a cilada narcísica entre mãe e filha: um caso de bulimia (Marina Ribeiro)

A compulsão alimentar e suas implicações na clínica psicanalítica (Fernanda Kalil)

O diagnóstico diferencial da anorexia (Jaqueline Pinto Cardoso)

A representação simbólica nas perturbações alimentares à luz da complexidade da relação mãe-filha (Marina Ramalho Miranda)

Cenários do insconsciente: anorexia e bulimia em adolescentes do sexo masculino (Thaís Fonseca de Andrade)

Considerações sobre a contratransferência em pacientes de difícil acesso (Talita Nacif)

A clínica do vazio: a relação entre masoquismo e transtornos alimentares (Gabriela Malzyner)

Contribuições da psicanálise para o tratamento de transtornos alimentares (Alicia Cobelo, Ana Paula Gonzaga e Cybelle Weinberg)

FICHA TÉCNICA

Categoria: psicologia

Formato: 16 x 23 cm

Páginas: 284

Acabamento: brochura

ISBN: 978-85-61977-23-8

Preço sugerido: R$ 48.20

ORGANIZADORAS

Ana Paula Gonzaga

Graduada em Psicologia pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU,1985) e especializada em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo, 1999), Ana Paula Gonzaga é coordenadora da equipe de Psicologia do Programa Interdisciplinar de Atendimento, Ensino e Pesquisa dos Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (PROTAD-SEPIA-Ipq-FMUSP) – desde 1999 na equipe e como coordenadora desde 2008 –; e, desde 2000, atua como coordenadora da Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN) e editora de Cadernos da Ceppan (Revista de Transtornos Alimentares). A especialista é autora dos capítulos “Grupo de psicoterapia de orientação psicodinâmica – que integra o livro Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência: uma visão multidisciplinar (Weinberg, C., Sá Editora, 2008); “A violência dos ideais na Anorexia Nervosa: o eu corporal em ruínas” – artigo que integra o livro O Eu em ruína: perda e falência psíquica, organizado pela dra. Eliane Michelini Marraccini (Primavera Editorial, 2010). www.redeceppan.com.br

Cybelle Weinberg

Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em 1972; especializada em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo, 2001); mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP, 1999); e doutoranda em Psicologia Clínica pela PUCSP, Cybelle Weinberg é coordenadora da Clínica de Estudos e Pesquisa em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN) e editora de Cadernos da Ceppan (Revista de Transtornos Alimentares). A especialista é autora dos livros “Por que estou assim? Os momentos difíceis da adolescência” (Casa do Psicólogo, 1999); “Geração Delivery.Adolescer no mundo atual” (Sá Editora, 2001); “Do altar às passarelas. Da Anorexia Santa Anorexia Nervosa” (Annablume, 2006); e organizou a obra Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência. Uma visão multidisciplinar”. (Sá Editora, 2008). www.redeceppan.com.br

Primavera Editorial

Criada em 2008, a Primavera Editorial – editora brasileira alinhada ao conceito de “butique de livros” – estimula no cidadão brasileiro o hábito da leitura com conteúdos prazerosos, inteligentes e instrutivos. Investir em novos autores nacionais e estrangeiros, especialmente os estreantes e com obras que não foram publicadas no Brasil, tem sido uma das estratégias adotadas pela Primavera Editorial. Com diferentes linhas editoriais como romances históricos, sociais e de memória; ficção brasileira e estrangeira; policiais e thrillers, entre outras, as obras da Primavera Editorial são associadas à inovação e ao pioneirismo dos conteúdos, além da qualidade da produção gráfica. Os livros de ficção apresentados pela editora oferecem a possibilidade de “viver emoções” que não fazem parte do “enredo” cotidiano dos leitores.

Em 2009, a Primavera Editorial ampliou a atuação no mercado editorial brasileiro com a criação dos selos BIZ – destinado à publicação de livros que fomentam uma cultura corporativa positiva – e EDU, uma alusão à palavra inglesa education, associada à educação continuada. O selo PSI, criado em 2010, é voltado à publicações técnicas focadas em psicologia, psicanálise e estudos associados. A unidade de negócio responsável pelos selos gere o investimento da editora no segmento de não ficção, publicando obras que oferecem possibilidades de reflexão, aprendizado continuado e aplicação de conceitos. www.primaveraeditorial.com.br